Prisão

Servidor é flagrado furtando equipamentos do HU da Furg

Itens como respiradores e cilindros de oxigênio eram usados no tratamento de pacientes com Covid-19

Foto: divulgação - Funcionário venderia itens por preços abaixo do mercado.

Por Anete Poll
[email protected]

Um servidor do Hospital Universitário (HU), de Rio Grande, técnico de enfermagem, foi preso pela Polícia Federal na última quarta-feira (18), na porta da instituição, em flagrante, quando ia entregar um equipamento furtado da instituição a um comprador, identificado mais tarde pela polícia. Ele foi preso, conduzido à Penitenciária Estadual de Rio Grande (Perg), sendo solto, por alvará, no dia seguinte. A investigação iniciou quando em manutenção de rotina, o hospital registrou a falta do equipamento, no segundo semestre de 2022.

Segundo a assessoria do HU, o hospital tem controle de todos os materiais. A partir do momento em que foi registrada a falta de um, abriu-se um processo administrativo para verificar onde estaria o equipamento. A Polícia Federal entrou no caso assim que se registrou o primeiro furto. “Todos os equipamentos têm código de identificação e registro do fabricante, facilitando o rastreamento. Assim, se for vender o equipamento ou precisar de uma peça, com o registro do fabricante é fácil localizar”, aponta a assessoria do HU.

A Polícia Federal descobriu que o servidor furtava e vendia os equipamentos, respiradores, cilindros de oxigênio, por preços bem inferiores aos do mercado. Estes equipamentos eram utilizados no combate à pandemia de Covid-19. À polícia, os empresários que adquiriram os materiais disseram que nada sabiam sobre o furto.

O servidor, de 48 anos, era representante do Sindicato dos Servidores Federais do Rio Grande do Sul (Sindiserfrs), com atuação junto à categoria, inclusive em âmbito nacional. O caso segue de responsabilidade da PF, que após depoimentos, fará o inquérito que será remetido ao Poder Judiciário.

HU se manifesta
O hospital emitiu nota sobre o caso. Confira a íntegra:

“O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vem a público esclarecer sobre os furtos de equipamentos hospitalares, ocorridos em suas instalações. Ao constatar o furto, a Governança do HU-Furg iniciou o processo de averiguação dos fatos, contando com o apoio da Polícia Federal. A investigação dos atos criminosos culminou com a prisão, em flagrante, de um funcionário do Hospital, na quarta-feira (18/01). É importante salientar que todos os equipamentos do Hospital possuem código de identificação e número de série do fabricante, que permitem constatar o desaparecimento e realizar o rastreamento.

O HU-Furg repudia a conduta do profissional e os atos cometidos contra a instituição e a saúde pública, pois os equipamentos são necessários para o atendimento dos usuários do SUS. O Hospital segue colaborando com as investigações da Polícia Federal, bem como afastou, preventivamente, o funcionário e instaurou Processo Administrativo Sancionador (PAS) para apuração dos fatos e responsabilização.

A Governança do HU-Furg lamenta o ocorrido e mantém-se alerta e vigilante, zelando pelos bens e patrimônio do Hospital e pela saúde pública de Rio Grande e Região. Além disso, é importante ressaltar que o HU-Furg/Ebserh é um hospital universitário federal que tem como missão o ensino, a pesquisa e a extensão, além de atuar como parte integrante do SUS.” ​

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Homem é encontrado morto na rua, em Rio Grande Anterior

Homem é encontrado morto na rua, em Rio Grande

Ação de combate a receptação e desmanche é deflagrada em Rio Grande Próximo

Ação de combate a receptação e desmanche é deflagrada em Rio Grande

Deixe seu comentário